Resenha: "Silvio Santos - A biografia", de Anna Medeiros e Marcia Batista

Mais um livro sobre Silvio Santos?



Quando vi a foto da capa de "Silvio Santos - A biografia" no instagram da jornalista Rachel Sheherazade, pensei: outra publicação sobre o dono do SBT? Ao mesmo tempo em que ponderava se haveria ali alguma novidade ou não, senti instantaneamente que precisava ler aquilo também. Infelizmente, à época, o livro ainda não estava disponível. Até aquele momento, poucos ainda podiam acompanhar, afinal, o que as autoras Marcia Batista e Anna Medeiros teriam catalogado em sua biografia sobre o maior apresentador de TV do mundo (e um dos melhores vendedores de todos os tempos). A pergunta que sempre faço-me é: por que a vida de Silvio Santos é tão interessante? Talvez eu responda a mim mesmo esta questão, com essa resenha.


Apesar de inúmeros livros que se desenrolam tendo a vida de Silvio Santos como pano de fundo, neste momento podemos enumerar três deles como sendo os principais: "A Fantástica História de Silvio Santos" (2000), de Arlindo Silva, "Silvio Santos - A trajetória do mito" (2017), de Fernando Morgado e, agora, "Silvio Santos - A biografia" (2017), de Marcia Batista e Anna Medeiros. Inevitavelmente, irei comparar este livro com seus dois irmãos mais velhos, para que você, leitor, decida-se sobre qual livro escolher (mas já adianto que você deveria ler os três, não pela quantidade de conteúdo, mas porque a vida de Silvio Santos - repito - é interessante).


Se no livro de Arlindo Silva temos um livro ao melhor estilo biografia não autorizada, com trechos impactantes e reveladores sobre a caminhada pessoal e profissional de Senor Abravanel, no livro de Fernando Morgado temos um registro um pouco mais jornalístico. Em sua obra, Morgado angaria trechos de jornais e falas de Silvio Santos, criando diversos perfis diferentes do biografado. Finalmente, no livro das escritoras Anna Medeiros e Marcia Batista, vemos um equilíbrio entre as publicações anteriores. Apesar de não trazer nenhuma novidade (obviamente que Silvio Santos não quebrou sua velha promessa de não dar entrevistas), esta obra mostra o melhor de Silvio Santos, quase como se fosse um roteiro de um seriado. Aliás, a impressão que fiquei durante a leitura foi a de que essa história merece ser contada numa mídia mais popular. Não por dinheiro, não por fama, mas porque um brasileiro tão distinto como Silvio Santos é exatamente o modelo de ser humano que orgulha a sua nação: não nasceu em berço de ouro, necessitou de criatividade para fazer seus problemas virarem soluções e, com seu incansável trabalho e muita transparência, criou um império bilionário - que até passou por diversos percalços, mas jamais desmoronou (a história do sequestro em 2001 daria o melhor episódio da série).


Passada essa ideia maluca de seriado, "Silvio Santos - A biografia" peca em dois aspectos: foca muito no SBT e traz muitas informações que ficarão datadas brevemente (como nomes de programas e novelas atualmente na grade). Particularmente, eu amei esses trechos. Sou aquilo que chamam de "sbtista", então, poderia passar o dia inteiro ouvindo sobre a história dessa empresa, que continuaria animado e motivado. Apesar disso, o tema foge um pouco ao foco que o livro deveria ter e eu preciso pontuar sobre isso.

Terminada a leitura, a sensação de vazio é grande. Silvio Santos tem 87 anos de idade. São 87 anos de história e tudo que leio sobre ele nunca parece o suficiente. Acho que continuarei a perguntar-me: afinal, por que a história de Silvio Santos é tão interessante?


Nota: 4/5


Resenha: Alex Coimbra

Seja meu amigo no Skoob, rede social para amantes de livros e leitura:

https://www.skoob.com.br/usuario/3818314

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abandonei a MAQUININHA e cobro CARTÃO assim! Muito MELHOR! InfinitePay (não é vídeo patrocinado)

NUBANK sofre EXPOSED de JUROS ABUSIVOS que estão falindo CLIENTES

5 PROBLEMAS de BANCÕES (Itaú, Caixa, Bradesco, etc)