Resenha: "Biografia da Televisão Brasileira", de Flavio Ricco e José Armando Vanucci

O detalhe do detalhe sobre a TV no Brasil



Desde o exato momento em que fiquei sabendo do lançamento desta obra, tive absoluta certeza que seria um dos primeiros a ler. Dito e feito. No momento em que publico esta resenha na Amazon e no Skoob, ainda não há qualquer outra análise. Sou o primeiro a falar sobre a impressionante façanha de dois caras que eu, particularmente, admiro muito: Flavio Ricco e José Armando Vanucci. Com autores deste calibre, a televisão brasileira recebeu uma grande homenagem através deste livro. Mas a pergunta que fica é: será que o livro, de quase 1000 páginas, dividido em dois volumes, é de fato, a "bíblia" da televisão no nosso país? É sobre isso que falarei a seguir.

A televisão brasileira surgiu com um certo atraso em relação aos países mais desenvolvidos. Enquanto já se faziam transmissões em cores em outros lugares, aqui a empreitada teve início no longínquo ano de 1950, através da TV Tupi, integrante dos Diários Associados do folclórico Assis Chateaubriand. Desde o exato momento em que anunciou-se a novidade, o brasileiro descobriu um novo hábito: ficar estacionado em frente à caixa de madeira, que era uma verdadeira janela para novas possibilidades.

Em Biografia da Televisão Brasileira, os autores nos levam a conhecer histórias esquecidas, mal esclarecidas, nunca divulgadas, tudo com uma grande quantidade de detalhes. Eu, que já li outros livros que falam sobre este tema (A Fantástica História de Silvio Santos, O Livro do Boni, Hebe - A Biografia), tive receio que encontraria um amontoado de informações requentadas, mas me surpreendi com o cuidadoso trabalho de pesquisa desenvolvido. Décadas de histórias sobre as produções nacionais, as estações de TV, as produções de novelas e séries, o esporte, os humorísticos, a tecnologia... Tudo esmiuçado nos mínimos detalhes.

Se por um lado a grande quantidade de informações é de grande relevância para os estudantes e entusiastas desta fascinante história, por outro, a leitura torna-se maçante se você é um reles curioso, buscando apenas alguma passagens interessantes. A obra funciona como guia de pesquisa, mas se a intenção é ler de cabo a rabo, esteja preparado e mantenha-se motivado, pois por várias vezes, o peso dos pormenores poderão causar alguma preguiça e desinteresse. Sobretudo em trechos sobre temas que o leitor não necessariamente admire. De minha parte, não sou muito chegado às novelas. O livro, porém, tem quase um terço de páginas dedicadas, de alguma maneira, à este tema (nada mais natural, já que sabidamente, é um assunto de grande interesse em nosso país). Independente disso, Ricco e Vanucci fizeram exatamente o que tinham que fazer: relataram a história da televisão brasileira, "versículo por versículo".

Contando com imensa riqueza de detalhes, a Biografia da Televisão Brasileira é uma obra mais que recomendada aos quem queiram conhecer a história da publicidade no Brasil, aos estudantes de Radio e TV, às pessoas que pretendam trabalhar com mídia em geral ou aos simples aficionados pela história do meio de comunicação mais influente em terras tupiniquins desde que a primeira onda saiu das antenas da TV Tupi, naquele fatídico 1 de junho de 1950. Um trabalho extenso e incontestável, que coloca um marco no espaço-tempo entre o início da TV no Brasil e o futuro que há de vir.


Nota: 4/5

Resenha: Alex Coimbra

Seja meu amigo no Skoob, rede social para amantes de livros e leitura:
https://www.skoob.com.br/usuario/3818314

Postagens mais visitadas deste blog

HBO MAX de GRAÇA com o NUBANK? Ótima Novidade do Ultravioleta!

O FIM dos bancos DIGITAIS GRATUITOS? (Nubank, Inter, C6 Bank, etc)

Meu SEGREDO pra NÃO PAGAR Netflix, Globoplay, Disney+, Max e Star+! Tudo LEGALIZADO!