Resenha: "Quando o mal tem um nome", de Glau Kemp

Terror brasileiro que beira a realidade


Fico muito feliz sempre que um jovem autor me procura, oferecendo sua obra para que eu escreva minhas impressões. Recentemente a escritora Glau Kemp sugeriu-me seu livro "Quando o mal tem um nome", um terror à brasileira, com uma estória capaz de causar pesadelos. Logo nas primeiras páginas a autora nos atenta ao fato de que aquilo tudo pode ser real. E como tudo acontece em Aparecida, no interior de São Paulo, o tom fatídico se entranha à leitura, acompanhando todos os capítulos, até o esperado desfecho.

"Quando o mal tem um nome" é dividido em duas partes, sendo que na primeira conhecemos a trajetória de Marta, religiosa que já tinha dois filhos homens e sonhava com uma filha mulher, que a fizesse companhia em seus afazeres e costumes. Ambientada nos anos 70, a estória é carregada de contextos que eram comuns naqueles tempos. Com a ótima ambientação criada por Kemp, sentimos todo o sofrimento da personagem, que faz o impossível para realizar seu sonho de, enfim, ter a filha mulher.

Na segunda parte nos aprofundamos nas desventuras de Clara, que tem íntima ligação com Marta. Também religiosa, mas com um segredo que nem ela própria conhece, Clara paga por pecados que não cometeu e é obrigada a enfrentar forças sobrenaturais para garantir a sobrevivência das pessoas que ama. 

Apesar de ser uma escritora ainda não tão conhecida, Glau Kemp demonstra maturidade de gente grande, com uma escrita rápida, dinâmica e que é capaz de criar as mais loucas cenas na cabeça do leitor. Munida de um senso impressionante de como amarrar bem a narrativa e atrelar os mitos à realidade, a autora atinge um nível dificilmente visto em outras obras da atualidade e faz de "Quando o mal tem um nome" um título obrigatório para os fãs do gênero de mistério e terror. Sem medo de errar, afirmo que trata-se de um dos livros mais impactantes que já li, figurando a partir deste momento, entre meus favoritos de todos os tempos.


Nota: 5/5

Resenha: Alex Coimbra

Seja meu amigo no Skoob, rede social para amantes de livros e leitura:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HBO MAX de GRAÇA com o NUBANK? Ótima Novidade do Ultravioleta!

O FIM dos bancos DIGITAIS GRATUITOS? (Nubank, Inter, C6 Bank, etc)

Meu SEGREDO pra NÃO PAGAR Netflix, Globoplay, Disney+, Max e Star+! Tudo LEGALIZADO!