Resenha: "Sérgio Moro", de Joice Hasselmann

Longe de ser uma biografia de Sérgio Moro



Terminada a leitura, a primeira coisa que fiz foi verificar a capa e confirmar o nome do livro: "Sérgio Moro - A história do homem por trás da operação que mudou o Brasil". Escrito pela conhecida jornalista Joice Hasselmann, o livro tem singelas 209 páginas, levando o leitor a perguntar-se que raio de biografia é essa, tão resumida. O que vem a seguir é ainda mais desanimador: nos deparamos com uma narrativa confusa, onde a história de vida do juiz federal Sergio Fernando Moro fica quase em segundo plano, para que a autora desfile sua ideologia pessoal.

Confesso que tenho certa simpatia às ideologias de Hasselmann, mas não com a jornalista em si. Apesar de acompanhá-la desde os tempos em que era apresentadora da TVeja, canal online da revista Veja, via suas opiniões sempre muito rasas, repetindo sensos comuns, tentando misturar um pouco de Olavo de Carvalho com Marco Villa e, se possível, ainda fazia um agrado à Reinaldo Azevedo. No fim, a Veja se reformulou, Hasselmann se viu obrigada a tornar-se jornalista independente (o que, de certo modo, é louvável) e ainda foi obrigada a assistir seu  antigo companheiro de bancada, Reinaldo Azevedo, bombardeá-la publicamente. 

É importante conhecermos um pouco da história do autor de um livro como esse, afinal, seu viés ideológico pode prejudicar a qualidade do conteúdo. Apesar de esperarmos uma biografia de Moro, encontramos passagens da operação Lava Jato, referências ao fato da autora ser conterrânea do biografado, entrevista com pessoas aleatórias que se dizem parentes de Moro, uma infinidade de ataques à sujeirada da esquerda, causando no leitor uma sensação de que está perdendo tempo com a leitura.

Eu não sei se Sérgio Moro foi favorável à publicação desta 'biografia' ou se foi pego desavisado. Provavelmente não ficou muito satisfeito com o resultado final. Hasselmann não conseguiu imprimir em seus capítulos a mesma simpatia que transmite em seus vídeos. Apesar de não ser grande fã da jornalista, tentei de todas formas, entender a proposta do livro. Ao final da leitura, chego a conclusão que nem a autora deve saber qual era o real objetivo com essa publicação.


Nota: 2/5

ResenhaAlex Coimbra

Seja meu amigo no Skoob, rede social para amantes de livros e leitura:
https://www.skoob.com.br/usuario/3818314

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HBO MAX de GRAÇA com o NUBANK? Ótima Novidade do Ultravioleta!

O FIM dos bancos DIGITAIS GRATUITOS? (Nubank, Inter, C6 Bank, etc)

Meu SEGREDO pra NÃO PAGAR Netflix, Globoplay, Disney+, Max e Star+! Tudo LEGALIZADO!