Resenha: "Mentiram (e muito) para mim", de Flávio Quintela

Cartilha do brasileiro médio, de direita



Como publicitário, costumo dizer que qualquer ideia pode ser defendida ou atacada, dependendo unicamente da narrativa e do interesse do interlocutor. Neste singelo livro, que marca a estreia de Flavio Quintela, temos 20 capítulos que destilam o melhor das refutações conservadoras, ante os argumentos de esquerda.

Desconstrução do conceito de mais-valia, mostrar que o PSDB não representa o pensamento de direita, colocar o nazismo como ideologia socialista, afirmar que todo esquerdista deseja o comunismo, além de trazer à luz alguns conceitos rápidos de porque Lula é uma invenção para promover a divisão da sociedade e fazer com que os incautos se alienem da noção de que o PT deu oportunidades novas aos pobres (como se fosse o condenado ex-presidente, uma espécie de milagreiro): tudo isso está esmiuçado em cada um dos 19 capítulos que retratam as "mentiras", segundo a visão do autor. O vigésimo e último capítulo se encarrega de mostrar as 'verdades', ainda sob a ótica ideológica que o livro pretende vender.

A bibliografia se vale de autores como Olavo De Carvalho, Luiz Felipe Pondé, Rodrigo Constantino, Reinaldo Azevedo e outros nomes conhecidos por seus combates à ideologia progressista. Confesso que já havia lido a maioria das obras usadas como referência, portanto, não encontrei grandes novidades no livro. É um resumão de um senso comum que o brasileiro médio, de direita, já pensa.

Como simpatizo-me com as ideias aqui pregadas, indico este livro para todas as pessoas que não gostam de ler. Antes de tudo, é fácil de acompanhar o raciocínio de Quintela. Não há palavras ou expressões técnicas. É um bate-papo de mesa de bar (um bar gourmet, mas um bar). Se você costuma fechar-se a olhar só um lado da história, é bom conhecer o antagonismo das suas ideias, só assim poderá chegar à alguma conclusão. 'Mentiram (e muito) para mim' é uma obra que tem seu valor, mas não é nada além do que uma cartilha de ideias simples e amplamente conhecidas.


Nota: 3/5

ResenhaAlex Coimbra

Seja meu amigo no Skoob, rede social para amantes de livros e leitura:
https://www.skoob.com.br/usuario/3818314

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HBO MAX de GRAÇA com o NUBANK? Ótima Novidade do Ultravioleta!

O FIM dos bancos DIGITAIS GRATUITOS? (Nubank, Inter, C6 Bank, etc)

Meu SEGREDO pra NÃO PAGAR Netflix, Globoplay, Disney+, Max e Star+! Tudo LEGALIZADO!