Resenha: "Pollyanna", de Eleanor H. Porter

Sinônimo de perseverança



Sou o tipo de pessoa que acredita que entre livros de história e política, é importante também nos aventurarmos em contos clássicos, para que não nos esqueçamos dos motivos pelos quais nos apaixonamos pela leitura. Pollyanna, de 1913, é um clássico da literatura infantil escrito pela americana Eleanor H. Porter e nos apresenta a um universo particularmente simples, sem muita fantasia, mas com uma grande dose de realidade.

Livros com temáticas juvenis, em geral, nos transportam para um universo mágico de sonhos, mas em Pollyanna o que há de mais incrível é o singelo "Jogo do Contente", criado pelo falecido pai da personagem principal. Como Pollyanna se torna órfã muito cedo, acaba sendo adotada, meio que sem querer, por sua tia Miss Polly e é neste contexto que a estória começa a ganhar corpo.

As personagens que conhecemos em 'Pollyanna' nos ajudam a imaginar o quanto esta obra se parece com a nossa vida, relacionando-se com nossas dificuldades diárias, problemas mal resolvidos, medos e angústias que não podemos dividir com mais ninguém. Quando tudo parece perdido, Pollyanna entra em ação com seu jogo e encontra o lado bom de tudo.
A ressalva é que, apesar de ser importante incentivar os pequeninos, que são o público-alvo deste livro, a entenderem que nem tudo na vida vai ser fácil e que é sempre bom ser positivo diante do infortúnio, o exagerado lado otimista de Pollyanna acaba soando, por vezes, um pouco doentio. Inclusive, baseado neste conto, os transtornos relacionados à fuga da realidade e visão imatura ou distorcida dos fatos ganhou o nome de "síndrome de Pollyanna".

Toda a obra é bem escrita, sucinta, interessante e fácil de ler. É altamente recomendado que as crianças se aventurem nesta estória, mas com a devida supervisão de um responsável, talvez incentivando que os pequenos conversem sobre o que entenderam das páginas lidas. Pollyanna é cativante e enfrenta um mundo de negatividade com um sorriso no rosto e muita perseverança. É possível aprender muito com ela, tenha a idade que você tiver. Um livro encantador e muito inspirador.

Nota: 5/5

ResenhaAlex Coimbra

Seja meu amigo no Skoob, rede social para amantes de livros e leitura:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como ter Apple TV+ e Max GRÁTIS na Claro tv+ (Netflix e Globoplay Inclusos!)

Mercado Livre AUMENTA o preço e REDUZ benefícios? Meli+ em CRISE?

CUIDADO! Essas 3 TAXAS na MAQUININHA podem QUEBRAR seu negócio!