Resenha: "Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século", de Augusto Cury
DEVAGAR E SEMPRE
Valendo-se da afirmação de que o mal do século é a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), o renomado escritor Augusto Cury nos convida a refletir sobre nossas atitudes em relação a como temos digerido informações demais em tempo de menos.
Fruto do nosso modo de vida cada vez mais rápido, a SPA acomete, segundo o autor, cerca de 80% da população mundial, tendendo a agravar-se este número pela forma como as crianças estão sendo educadas, cada vez mais cheias de estímulos, informações e tecnologia, em detrimento de uma vida mais lenta, contemplativa e reflexiva. Para Cury, pais que identificam que seus filhos são inteligentes em demasia, aprendendo tudo muito rápido e tendo respostas para tudo, muitas vezes enganam-se quando consideram serem futuros gênios, estes pequenos seres humanos que deveriam apenas brincar e viver, efetivamente, como crianças.
O grande vilão é, sem dúvidas, o número quase infinito de distrações disponíveis: jornais, redes sociais, comunicadores, smartphones; enquanto absorvemos informações, a fadiga mental cada vez mais reflete em nossa forma de reagir às tarefas mais humanas, como a simples convivência social.
Para resolver este problema nada efêmero, o primeiro passo seria repensar a posição da escola, enquanto agente formador de cidadãos. Atualmente preza-se apenas pelos conhecimentos cognitivos e teóricos, relegando ao desprezo as capacidades emocionais que cada aluno deveria, de fato, desenvolver, para antes de tudo, tornarem-se seres efetivamente independentes em suas próprias mentes.
Nota: 3/5
Resenha: Alex Coimbra
Seja meu amigo no Skoob, rede social para amantes de livros e leitura:
Comentários
Postar um comentário
Comente com responsabilidade e bom senso. Educação é sempre bem vinda.